Como a arte pode nos salvar da realidade?
O documentário “Arte, Ciência e um Divã” apresenta o trabalho de um psiquiatra e uma psicóloga, ambos psicanalistas, que utilizam diferentes linguagens artísticas no tratamento de seus pacientes, quebrando preconceitos entre os cientistas e desvendando novas abordagens com resultados surpreendentes.
Pacientes e analistas encontram na arte um meio de expressão que possibilita uma comunicação profunda de sentimentos e ideias, que muitas vezes não era possível somente pelo uso de palavras. Um dos pacientes é o renomado pintor Egas Francisco, com o qual desenvolveram uma forma de comunicação própria, em que o movimento, as cores e as texturas das pinturas revelam muito mais do que a imaginação do artista, abrem caminhos para a ciência e uma maior compreensão no estudo da mente humana.
Este trabalho deu origem a exposições importantes país afora e a livros que documentam os processos terapêuticos e artísticos. Um trabalho inovador e significativo para a arte e a ciência.
FICHA TÉCNICA
Idealização e Direção
Adriana Siqueira Lopes
Entrevistas
André Grecco
Entrevistados
Isac Germano Karniol, Patrícia S.L. Karniol, Sonia Rezende, Enocke Sacramento, Antônio Muniz Rezende, Egas Francisco, Plínio Montagna, Marcia Castro, Matheus Pamplona, Maria Inês Parada, Nelson de Jesus Parada, Fabricius Nery, Artur Blade, Luiz de Carvalho, Robineia Costa, Breno Franca e Seven
Produção Executiva
Adriana Siqueira Lopes
Assistência de produção
Bárbara Craveiro
Assessoria de Imprensa
Fabio Camara
Intérpretes da trilha sonora
Ronaldo Mariani Junior e Mateus Espadoto
Vinheta
vídeo gentilmente cedido por CkOs e Oscar Svanelid
Realização
Cão Bravo Produções LTDA